10h52

ABM participa de Reunião do Conselho Deliberativo da AMB no Ceará

Compartilhe
Tamanho da Fonte
ABM participa de Reunião do Conselho Deliberativo da AMB no Ceará

O presidente e o Diretor de Defesa Profissional da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Dr. Robson Moura e Dr. Cesar Amorim, respectivamente, participaram da Reunião do Conselho Deliberativo da AMB realizada na sexta-feira (14.06), no Gran Mareiro Hotel, em Fortaleza/CE.

Na abertura do evento, foi concedida a palavra aos representantes das Federadas da Associação Médica Brasileira (AMB) e das Sociedades de Especialidades Médicas. Em seguida, representando a AMB, o Vice-Presidente, Dr. Diogo Leite, deu início aos debates.

Por sua vez, Dr. Rosana Leite, representante da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde/MEC, falou sobre o convênio atual e as dificuldades para a vistoria do programa de residência médica. Ela pontuou a nova forma de avaliação das residências médicas pelo MEC, realizada através da resolução Nº 25 de 16/04/2019, que versa sobre a cooperação entre o Conselho Nacional de Residência Médica e as Sociedades de Especialidades, determinando que todas as visitas feitas pela Comissão Nacional de Residência Médica em determinado estado e hospital devam contar com a presença de algum membro ou especialista daquele programa de residência médica.

Já Dr. Diogo Leite, ao tratar das “Irregularidades na revalidação do diploma de medicina”, afirmou que há duas formas de burlar a revalidação do diploma médico: uma é a transferência e a outra é complementação.  Ele ressaltou a importância do Revalida, ressaltando que seria mais coerente que a sua manutenção fosse sustentada por lei e não por decreto.

O assessor parlamentar da Comissão de Assuntos Políticos, Napoleão Sales, explicou como é o funcionamento do Congresso Nacional e as frentes parlamentares, além da necessidade das entidades e especialidades médicas estarem presentes dentro do Congresso.

Ao final da reunião foi aprovada por unanimidade uma carta moção que trata da abertura de novas escolas médicas e novos cursos de medicina.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp