Notícias

Sessão Solene em comemoração aos 75 anos emociona os presentes
Publicada no dia 15/12/2017 às 09h49
Fundada em 1942, a Associação Baiana de Medicina (ABM) celebrou seus 75 anos na manhã de quarta-feira (13.12), durante sessão especial realizada na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA). Como parte da celebração, a orquestra Carolina Ribeiro tocou o clássico Aquarela do Brasil, escrita pelo mineiro Ary Barroso. Foram convidados para compor a mesa a deputada estadual Fabíola Mansur, o presidente da ABM, Dr. Robson Moura, o Secretário Estadual de Saúde do Estado, Dr. Fábio Vilas Boas, o terceiro vice-presidente da ALBA, Alex Lima, o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), Dr. Júlio César.

Também fizeram parte o presidente da Academia de Medicina da Bahia e ex-presidente da ABM, Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes, o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), Dr. Francisco Magalhães; e representando os ex-presidentes da ABM, Dr. Altamirando Santana. Dr. Jorge Pereira representou o superintendente do Hospital das Clínicas – Dr. Antônio Carlos Moreira. Apesar de não terem comparecido, os médicos Dr. Roberto Santos e Dr. José dos Santos Pereira felicitaram a ABM pelos 75 anos.

Marcando o início da solenidade, todos os presentes foram convidados a participar da execução do hino nacional e, em seguida, a sessão foi aberta pelo Presidente da ALBA, Deputado Angelo Coronel. A deputada estadual e proponente da sessão, Dra. Fabíola Mansur, deu início ao seu discurso homenageando Dr. José Carlos Brito, ex-presidente da ABM, que contribuiu de forma significativa para a sua carreira política. Fabíola fez questão de ressaltar o importante papel da Associação Baiana de Medicina na luta em busca de garantir uma saúde pública de qualidade para a população. “A ABM sempre foi fiel em defender a categoria e, desde a sua fundação, defende a saúde pública de qualidade”, comentou.

A deputada queixou-se da precariedade e os cortes orçamentários no Sistema Único de Saúde – SUS, afirmando que deseja o equilíbrio fiscal, mas não justificativas “falseadas” para cortes na saúde. “Não se pode ter um SUS eficaz se ele for subfinanciado e ainda temos vários desafios”, completou. Ainda felicitou a ABM, desejando vida longa à entidade.

O atual presidente da ABM, Dr. Robson Moura, traçou um histórico da entidade, desde a sua fundação e salientou que ainda há muito a se realizar. “Cabe a nós garantir uma medicina de qualidade e defender a saúde pública”, comentou. Ele agradeceu o apoio da ALBA e de todos os colaboradores da ABM. "Há muito por vir e eu desejo vida eterna a ABM”, concluiu o presidente.  

O representante dos ex-presidentes da ABM, Dr. Altamirando Santana, rememorou o período no qual esteve à frente da entidade médica e destacou o esforço empenhado na mudança da sede que ficava localizada no prédio no Relógio de São Pedro para o bairro de Ondina.

Por sua vez, o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), Dr. Francisco Magalhães, comentou o importante papel do Congresso Médico Social como um dos principais impulsionadores da formação do SUS. O presidente da Academia de Medicina da Bahia e ex presidente da ABM, Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes, afirmou que deseja estreitar ainda mais as relações da ABM com a Academia e elogiou o trabalho desempenhado por Dr. Robson Moura à frente da instituição.

O vice-presidente do Cremeb, Dr. Júlio Braga, reconheceu que a Associação Baiana de Medicina tem bandeiras de formação contínua e desempenha um trabalho notável em defesa do SUS. “A ABM manteve um corpo de médicos próximos às atividades realizadas pela entidade e satisfeitos. A Associação só faz crescer”, declarou.  

O Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Dr. Fábio Vilas Boas, parabenizou a ABM pelos 75 anos, afirmando que a parceria entre a Sesab e a entidade tem ocorrido de forma justa, honesta e totalmente destituída de caráter político.  Assinalou que a Secretaria tem se empenhado na realização de um trabalho articulado com as entidades médicas, tentando atender os pleitos na medida do possível. Destacou ainda que o Governo da Bahia está comprometido com a saúde do estado.

A sessão especial foi encerrada com coquetel para os participantes.

Clique aqui e veja as fotos da homenagem em nossa galeria de imagem.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias


http://www.abmnet.org.br
@abmnet Números mostram o sucesso do Departamento de Convênios da ABM... https://t.co/t2iBjjyXBJ
Enviado em: 08/01/2018 | 18:23:16
@abmnet Sessão Solene em comemoração aos 75 anos emociona os presentes... https://t.co/NmOOsCOIjV
Enviado em: 15/12/2017 | 14:15:57
@abmnet II Simpósio Raciocínio Oncológico acontece na ABM nos dias 24 e 25 de novembro... https://t.co/Xs7cgNhwOv
Enviado em: 22/11/2017 | 19:51:39
@abmnet Evento discutirá Compliance na Saúde. https://t.co/pilbbawPOB
Enviado em: 21/11/2017 | 16:54:50
http://www.abmnet.org.br
http://www.abmnet.org.br
INESS: Simulação Realística na Bahia
Médicos estrangeiros no Brasil. Deputado Mandeta
Tel.: 71 2107-9666
Rua Baependi, Nº 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
2010 - 2018. ABM. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital