Notícias

AMB Promove I Congresso Internacional de Saúde Baseada em Evidencia - CISBE 2017
Publicada no dia 12/07/2017 às 15h45

Durante os dias 17 a 19 de agosto, a Associação Médica Brasileira (AMB) promoverá o Congresso Internacional de Saúde Baseada em Evidência - CISBE 2017, que acontecerá na cidade de Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará e terá capacidade para 1200 participantes.
 

O objetivo do evento é de trazer à discussão o uso das evidências científicas para definição de protocolos e procedimentos, visando a economia dos recursos financeiros, estruturais e humanos disponíveis para o atendimento em serviços de saúde públicos e privados.
 

O encontro será uma oportunidade impar para estreitamento de laços com membros de instituições e entidades ligadas a medicina, que contribuem para melhorias importantes nas condições de saúde e na expectativa de vida da população, pois participarão médicos, estudantes, pesquisadores, professores, gestores, líderes da área da saúde, estudantes em nível de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) com conhecimentos em medicina, gestão, políticas públicas e especialistas de várias universidades e institutos de pesquisa, assim como renomadas instituições.

 

Convidados Internacionais:

Dentre os convidados internacionais estarão presentes:

Prof. Doutor António Vaz Carneiro, MD, PhD, FACP, FESC - médico Especialista em Medicina Interna, Nefrologia e Farmacologia Clínica,Diretor da Cochrane Portugal e Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa onde dirige o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência.
 

Dr. Mario Tristan, da Costa Rica, fundador, CEO e  Diretor Geral da International Health Central American Institute Foundation (IHCAI), . Ele também é Diretor da Cochrane central America & Spanish Caribbean branch of the Iberoamerican Cochrane Centre.
 

Brian S. Alper, MD, MSPH, FAAFP, fundador da DynaMed e  Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da EBM, Qualidade e Padrões, membro Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluate (GRADE) e da  Associação Mundial de Editores Médicos.

 

CURSOS PRÉ-CONGRESSO

O CISBE 2017 contará também com 4 cursos pré-congresso, presenciais, que ocorrerão no dia 17 das 14h às 18h com vagas limitadas a 20 participantes em cada um:
 

Revisão Sistemática: abordará o passo a passo de execução das revisões sistemáticas e metanálises de modo teórico prático, permitindo ao participante conhecer os elementos fundamentais do processo de revisão elaboração da dúvida clínica, busca crítica da evidência, extração dos resultados dos estudos selecionados, risco de vieses e análise.
 

Implementação de diretrizes: neste curso os participantes conhecerão as principais estratégias de implementação de diretrizes baseadas em evidência, com suas barreiras e dificuldades, incluindo os problemas de adaptação da informação científica ou de diretrizes internacionais para a região ou país de utilização.
 

GRADE (Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation): a oficina de trabalho tem como objetivo principal ensinar aos participantes como graduar a força da evidência dos estudos primários e das revisões sistemáticas com metanálise, exemplificando com as categorias de questões diagnóstica e terapêutica.
 

Busca da evidência: serão exercitados os fundamentos da busca da evidência na bases de informação virtual, como o Medline e Cochrane, incluindo a escolha dos descritores, a combinação gerando uma estratégia de busca equilibrada (sensível e específica), a forma de seleção e armazenamento dos trabalhos selecionados, exemplificando a partir de perguntas estruturadas.

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O prazo para entrega de trabalhos para submissão é dia 14/07/2017  e serão aceitos trabalhos nas seguintes áreas temáticas (categorias):

a) Geração da evidência 

b) Síntese da evidência

c) Implementação da evidência

Os trabalhos aprovados serão publicados na revista da AMB e os 3 melhores classificados receberão menção honrosa.

 

 

INSCRIÇÕES

A participação poderá ser presencial, online ou das duas formas e há preços diferenciados para sócios da AMB, médicos residentes e acadêmicos.

Para saber mais e realizar a inscrição acesse: http://cisbe.amb.org.br/

Fonte: AMB
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias


http://www.abmnet.org.br
@abmnet Eu publiquei uma nova foto no Facebook https://t.co/DIvGjYAuaT
Enviado em: 13/07/2017 | 18:26:25
@abmnet Eu publiquei uma nova foto no Facebook https://t.co/y35CudjVEZ
Enviado em: 13/07/2017 | 18:23:22
@abmnet Eu publiquei uma nova foto no Facebook https://t.co/IDnuvXnGQH
Enviado em: 10/07/2017 | 19:15:03
@abmnet Novas Formas de Remuneração Causa e Consequências: Uma Avaliação Crítica... https://t.co/EPjk4cyv0y
Enviado em: 07/07/2017 | 20:09:28
http://www.abmnet.org.br
http://www.abmnet.org.br
INESS: Simulação Realística na Bahia
Médicos estrangeiros no Brasil. Deputado Mandeta
Tel.: 71 2107-9666
Rua Baependi, Nº 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
2010 - 2017. ABM. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital