Notícias

Diretor da ABM realiza primeira cirurgia de Hanseníase no Instituto Couto Maia
Publicada no dia 30/08/2018 às 13h13
O diretor de Assuntos de Saúde Pública da Associação Baiana de Medicina (ABM), Dr. Jorge Jambeiro, realizou, na manhã de terça-feira (28.08), a primeira cirurgia de Hanseníase no Instituto Couto Maia (Icom). O convite foi feito pela diretora-geral do Instituto, Dra. Ceuci Nunes, e corroborado pelo secretário de saúde do Estado, Dr. Fabio Vilas-Boas, durante visita técnica do diretor da ABM ao Instituto.

O ortopedista, que é referência nacional em cirurgia de hanseníase, declarou estar impressionado com o Icom. “Isso aqui é mais do que uma construção, tem um estado de espírito fantástico para o doente de hanseníase. Com a inauguração do Instituto, o tratamento da hanseníase e suas complicações foi incorporado. Sem dúvida é um grande passo para se diminuir as incapacidades dessa patologia. Parabenizo a diretora-geral do Icom, Dra. Ceuci, a diretora técnica, Dra. Ana Verônica Mascarenhas, e o secretário de saúde, Dr. Fábio Vilas-Boas, pela iniciativa”.

Antes de realizar a cirurgia, o diretor da ABM relembrou que o Instituto foi construído onde antigamente havia o Hospital Dom Rodrigo de Menezes (antiga Colônia para Leprosos), local em que ele trabalhou por quase 25 anos e onde deu início às cirurgias para tratar as sequelas e prevenir as incapacidades provenientes da hanseníase, e onde treinou inúmeros ortopedistas nas cirurgias que envolviam a patologia.

Dra. Ceuci Nunes afirmou que a equipe vive um momento de resgate. “Vivemos uma enorme dificuldade, mas sempre defendemos que a hanseníase tinha que ter prioridade. Hoje estamos fazendo isso”, comemorou.

Já a diretora técnica, Dra. Ana Verônica Mascarenhas, destacou que esse resultado se deu após muitos anos de luta. “O que nos levou a ter essa vitória foi a fé e o compromisso”.

O Instituto Couto Maia, que integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é fruto de uma parceria público- privada. Inaugurado no dia 6 de julho último, no bairro de Águas Claras, o Icom oferece, em nível ambulatorial, consultas nas especialidades de HIV/AIDS, hanseníase, infectologia geral e neuro-infectologia.

O que é a Hanseníase?

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no en­tanto poucos adoecem. A doença acomete principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. É de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.

Essa doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e qualquer idade em áreas endêmicas, entretanto é necessário um longo período de exposição e apenas uma pequena parcela da população infectada adoece.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias
17-10-2018 - Duras Escolhas


http://www.abmnet.org.br
@abmnet Recepção da Cerimônia de comemoração ao Dia do Médico. #Medicina #Medico #DiadoMedico #Solenidade #Celebração
Enviado em: 18/10/2018 | 19:02:49
@abmnet Confira os melhores momentos da Cerimônia de comemoração ao Dia do Médico. #Medicina #Medico #DiadoMedico #Solenidade #Celebração
Enviado em: 18/10/2018 | 19:02:40
@abmnet Organização impecável da ABM Eventos. #FestaDosMédicos #ABM #Celebração #Festa #Sofisticação — at Fiesta Bahia Hotel https://t.co/XHHR3Q5heG
Enviado em: 09/10/2018 | 15:58:38
@abmnet ABM, por meio do INESS, participa do Fórum Vida no Trânsito https://t.co/wvbqXb68oM
Enviado em: 01/10/2018 | 15:26:52
http://www.abmnet.org.br
http://www.abmnet.org.br
INESS: Simulação Realística na Bahia
Médicos estrangeiros no Brasil. Deputado Mandeta
Tel.: 71 2107-9666
Rua Baependi, Nº 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
2010 - 2018. ABM. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital