16h44

Balanços das atividades do Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde nos estados

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Acre - Os médicos que atendem pelos Planos e Seguros de Saúde realizam uma suspensão de atendimentos eletivos durante 24 horas como protesto contra a forma desrespeitosa com que os médicos e os pacientes são tratados pelas empresas que atuam com Planos de Saúde. Durante o dia, está prevista a realização de ato público, em local a ser definido. 

Alagoas – Foi agendada reunião com representantes das empresas prestadoras de serviços de assistência médica no dia 25, às 16h00, na sede da Sociedade de Medicina de Alagoas . Na pauta, uma avaliação das perdas acumuladas, o pedido de reajuste de 16%, entre outros pontos. Algumas operadoras já sinalizaram de forma favorável à negociação. Após o encontro, os resultados serão anunciados em coletiva à imprensa. Na quinta-feira (26), haverá assembleia da categoria para discutir os encaminhamentos. 

Amazonas – No Estado, as entidades convocarão uma entrevista coletiva para marcar o protesto de 25 de abril. O Conselho Regional do Estado também distribuirá panfletos à sociedade com informações do movimento. 

Amapá – No Estado, não estão previsto atos de apoio ao movimento de 25 de abril. No entanto, as entidades médicas continuarão em seu esforço de negociar o cumprimento da pauta de reivindicações da categoria junto às operadoras de planos de saúde. 

Bahia - Nesta quarta-feira, dia 25 de abril, os médicos baianos suspendem por 24 horas o atendimento a consultas e procedimentos eletivos realizados através de planos de saúde. Na data, a partir das 13h, a Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM) reúne profissionais e estudantes de medicina na Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, além de representantes do Ministério Público Federal e Estadual, e da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A intenção é discutir o relacionamento da categoria com as operadoras de planos de saúde e mostrar, mais uma vez, à sociedade a necessidade de enfrentar e solucionar os problemas que afetam o setor.

Ceará – Os médicos cearenses distribuirão panfletos à população para informá-la sobre os motivos do protesto realizado pelos profissionais em todo o país. Pela manhã, representantes das entidades médicas estaduais se reunirão com jornalistas. À noite, os médicos se encontram em assembleia, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, para discussão da pauta de reivindicações.

Distrito Federal – Entidades médicas de Brasília acenderão 600 velas em frente ao Congresso Nacional em vigília pelos 684 mil usuários de planos de saúde da região metropolitana do Distrito Federal. O protesto começará às 18h00 de 24 de abril (terça-feira). No dia seguinte, em continuidade à mobilização, os médicos e estudantes de medicina realizarão ato de esclarecimento da população em relação aos seus direitos frente às operadoras dos planos. Será na Rodoviária do Plano Piloto, do início da manhã até às 14h.

Espírito Santo – As entidades médicas do Estado defendem a suspensão dos atendimentos eletivos pelos profissionais junto aos planos de saúde. O protesto deverá durar as 24 horas do dia 25 de abril.  Nos jornais, serão publicados informes com os pontos de reivindicação e as preocupações da categoria. 

Goiás – As entidades médicas orientam os médicos a fazerem uma ação de esclarecimento aos pacientes e seus familiares durante as consultas e procedimentos realizados. Não estão previstos atos públicos. 

Maranhão – No maranhão haverá suspensão dos atendimentos eletivos pelos médicos conveniados a todos os planos de saúde. O protesto, previsto para durar 24 horas, não afetará a assistência nas urgências e emergências. A concentração dos médicos do estado será na sede do Conselho Regional, onde haverá uma coletiva de imprensa.

Minas Gerais – No Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde, em Minas Gerais haverá suspensão do atendimento médico eletivo a planos e seguros de saúde. Na data, também está prevista audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado para debater a saúde suplementar e a melhoria da qualidade na assistência. O encontro com os parlamentares foi organizado pelas Comissões de Defesa do Consumidor e Saúde da ALMG e contará com a presença de profissionais e de usuários. 

Mato Grosso – As entidades médicas optaram por uma ação de esclarecimento junto à população. Os médicos estão sendo orientados a conversarem com seus pacientes para informa-los sobre os problemas que afetam a relação entre os profissionais e os planos de saúde, alertando-os sobre os riscos que este quadro traz. Também devem acontecer ato público e coletiva no decorrer de 25 de abril. 

Mato Grosso do Sul – Haverá entrevista coletiva na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-MS), quando as lideranças locais esclarecerão à sociedade – por meio da imprensa – sobre a pauta de reivindicações da categoria. 

Pará – Está confirmada a suspensão dos atendimentos eletivos pelos médicos paraenses em 25 de abril. O protesto não afetará os casos de urgência e emergência. As entidades médicas atenderão a imprensa para esclarecer os motivos do movimento. 

Paraíba – Os médicos paraibanos que atendem por planos de saúde suspenderão o atendimento eletivo pro seis horas na próxima quarta-feira (25). O protesto acontecerá no período da manhã. À tarde, o atendimento será facultativo aos médicos. As entidades médicas paraibanas (Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos Associação Médica) publicarão nota de advertência nos dois principais jornais do Estado (Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba).

Paraná – No Paraná, para marcar o Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde, será realizado o I Encontro Paranaense de Defesa Profissional. Os debates, que reuniram especialistas no assunto, profissionais e usuários, poderão ser acompanhados pela internet. 

Pernambuco – Haverá suspensão dos atendimentos eletivos de pacientes das operadoras de planos de saúde que ainda não adotaram a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) como parâmetro de valores de honorários. O protesto atingirá as seguintes empresas: Amil (Medial, Excelsior, Grupo Saúde), América Saúde, Allianz, Bradesco, Golden Cross, Gama Saúde, Notre Dame, Norclínicas/Intermédica, Real Saúde, Sulamerica e Unibanco. Também está prevista a realização de uma caminhada (ponto de partida: Memorial da Medicina de Pernambuco), partir de 9h00, e uma entrevista coletiva. 

Piauí - Nesta quarta-feira (25), os médicos piauienses farão parte da mobilização do Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde. Durante todo dia, estarão suspensos os atendimentos eletivos a todos os planos de saúde. Os setores de urgência e emergência não serão atingidos nos hospitais, pronto socorro e ambulatórios.

Rio de Janeiro – As entidades médicas organizam mobilização em frente à sede da Fenasaúde (Rua Senador Dantas, 74 – Centro – próximo à estação do metrô da Cinelândia) como alerta contra os abusos praticados pelas operadoras. O ato começa às 11h00 e deverá contar com a presença de profissionais e usuários da rede de saúde suplementar. 

Rio Grande do Norte – As entidades médicas locais propõem a suspensão dos atendimentos eletivos por 24 horas, em 25 de abril. Apenas os casos de urgência e de emergência não serão afetados. Durante o dia, os médicos farão um protesto a partir de 8h00, em frente à Assembleia Legislativa do Estado. Na sequência, às 9h00, está prevista audiência pública com os deputados. 

Rio Grande do Sul – Os médicos gaúchos promoverão ato público no dia de alerta aos planos de saúde. A Comissão Estadual de Honorários Médicos do Rio Grande do Sul programou no dia 25 uma entrevista coletiva para esclarecer a imprensa e a sociedade sobre as questões envolvendo a relação dos médicos com os planos de saúde, em especial sobre os honorários baixos e a interferência antiética das empresas no exercício da medicina. Será ás 9h00, na sede do Sindicato Médico do RS. O grupo também orientou os diretores clínicos de todos os hospitais do Estado (350 unidades) – por meio de correspondência - no sentido de que os médicos debatam o problema.

Rondônia – As entidades médicas decidiram pela não suspensão dos atendimentos eletivos no Estado em função da decretação de greve no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).  Preocupados com a extensão do movimento na rede pública, os líderes locais não querem comprometer ainda mais a assistência à população nesta data. 

Roraima – Os médicos do Estado expressaram sua insatisfação por meio da imprensa e no contato com os pacientes, quando esclareceram aspectos da pauta de reivindicações da categoria. 

Santa Catarina – No Estado, os médicos se mantêm em alerta desde 10 de janeiro. O atendimento aos planos de saúde tem sido objeto de suspensões pontuais, de acordo com a orientação do movimento médico.  Os alvos têm sido os planos de saúde que ainda não usam a CBHPM como parâmetro para definir os valores dos honorários. De acordo com as entidades, este protesto já conta com alto índice de adesão da categoria

Sergipe – As entidades médicas locais propõem a suspensão dos atendimentos eletivos por 24 horas, em 25 de abril. Apenas os casos de urgência e de emergência não serão afetados. Durante o dia, as entidades médicas organizarão entrevista coletiva para esclarecer a sociedade sobre os problemas enfrentados com os planos de saúde.

São Paulo – Está prevista a realização de ato público na Avenida Paulista, na capital do Estado. Os médicos se concentrarão em frente à sede da Associação Médica Brasileira (AMB) – na a Brasileira, na Rua São Carlos do Pinhal, 324 (próximo às estações Trianon e Brigadeiro do metrô). De lá, seguirão em caminhada até a esquina da Paulista com a Rua Augusta. Com o ato público, os médicos querem chamar a atenção da sociedade para o problema que afeta a assistência oferecida pelas operadoras. 

Tocantins - As entidades médicas locais se organizaram em prol da mobilização dos médicos e de alertar os pacientes sobre manifestação que acontecerá no dia 25 de abril, as partir de 9h00, em Palmas. Na oportunidade, os profissionais um cartão amarelo, contra os baixos honorários e a interferência das operadoras na relação ética dos profissionais com seus pacientes.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp