Institucional

Institucional

A Associação Bahiana de Medicina

Fundada em 11 de outubro de 1942, a ABM resultou da fusão da Sociedade de Medicina da Bahia, criada em 1908 pelo então diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, Professor Alfredo Brito, com outras Sociedades de Especialidades existentes à época.

Durante a sua existência, a ABM vem cumprindo os objetivos encarnados no seu Estatuto, destacando-se o fiel cumprimento dos preceitos éticos da Medicina, a promoção da união da categoria médica, o apoio aos seus associados no exercício profissional, as contribuições para a qualidade do ensino e aprimoramento das políticas de saúde pública e a constante atuação em prol da remuneração digna e compatível com o desempenho do médico.

Nos últimos anos, a mercê do processo de mercantilização da medicina com a presença dos planos de saúde que constituem a saúde suplementar brasileira, assistimos o desaparecimento da medicina liberal. Os médicos tornaram-se reféns das operadoras, o governo federal não atende às reivindicações das entidades médicas. Nos mobilizamos contra a criação indiscriminada de cursos de Medicina. E seguimos na defesa intransigente de uma saúde pública de qualidade.

Ainda na área de defesa profissional, a ABM, de forma isolada ou conjuntamente com as demais entidades médicas que compõem o Cosemba, vem participando de ações que têm como objetivo o plano de cargos e carreira dos médicos, melhor remuneração dos planos de saúde, segurança nos locais de trabalho, implantação do PCCV, o fortalecimento da residência médica, entre outras questões.

Através de convênio firmado com a Universidade Federal da Bahia, em 2009, e de forma pioneira no Brasil, a ABM dispõe de biblioteca virtual em sua sede com acesso ao portal de periódicos da CAPES e publicações médicas de referência internacional. O médico conta com o apoio de pessoal qualificado para elaborar e formatar pesquisas bibliográficas e assuntos acadêmicos afins.

Já o Departamento de Convênios presta assistência administrativa a empresas de médicos, cuidando dos interesses desse grupo para que ele possa exercer a Medicina com mais tranquilidade.

Por sua vez, o Cube dos Médicos, incorporado à ABM, serve como área de lazer e prática de esportes, sendo espaço de congregação de amigos, colegas e familiares.

A entidade ampliou o número de eventos captados e organizados, inclusive nacionais, e parte deles são realizados nos auditórios da sede da entidade, em Ondina.  

A Associação Bahiana de Medicina disponibiliza ainda o Consórcio Medcar com mais de 40 anos de tradição, e oferece as melhores vantagens para aquisição de veículos, com as menores taxas do mercado, sem inadimplência, entre outras vantagens.

Na área de Medicina, Cultura e Arte, a ABM vem realizando inúmeros Saraus, momentos de confraternização entre os colegas, que incluem apresentações de médicos, sejam elas musicais, citações poéticas, etc. Promove ainda a Lavagem do Peritônio, uma prévia do Carnaval para os médicos.

Promove ainda Gincanas entre alunos dos cursos de Medicina da Bahia, homenageia médicos reconhecidos, seja na área acadêmica, de atuação prática, no setor público.  

Por esses e por tantos outros motivos é que desejamos vida longa à Associação Bahiana de Medicina!


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp