08h34

Entidades médicas empenhadas em discutir segurança nas unidades de saúde

Compartilhe
Tamanho da Fonte

O vice-presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Dr. José Márcio Villaça, esteve reunido, na última terça-feira (18), na sede da Associação, com as outras entidades médicas (Cremeb e Sindmed), Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual de Saúde, Polícia Militar, gestores de unidades hospitalares e médicos para discutir problemas relacionados à falta de segurança nas unidades de saúde públicas e privadas.  

O Presidente do Cremeb, José Abelardo Meneses, abriu a reunião citando as instabilidades e agressões sofridas por médicos, demais profissionais da saúde e pacientes. O Capitão Jarderson Santana Abrão, Comandante da 4ª Companhia de Saúde da Polícia Militar da Bahia, falou sobre a necessidade de uma maior proximidade dos gestores e profissionais de saúde com a polícia, a atuação, os objetivos e a área de abrangência do Comando e enfatizou o trabalho de policiamento que tem sido praticado na rede SUS.

Já o Vice-Presidente da ABM, Dr. Márcio Villaça, e a Diretora do Corpo Clínico da Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto, Dra. Mônica Bahia, sugeriram a ampliação do efetivo do Comando, que atualmente conta com 163 policiais.

Foram abordadas pelo Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Dr. Fábio Villas Boas, as ações de revitalização da estrutura de policiamento em prática no Hospital Geral Roberto Santos, a reurbanização do Complexo César de Araújo e a criação da UPA no Hospital de Custódia e Tratamento, para atender eventuais vítimas de confronto com a Polícia, sem que as mesmas necessitem de regulação. 

Dando segmento às discussões relacionadas ao assunto, uma nova reunião com entidades médicas foi realizada na quinta-feira (20), no Ministério Público Estadual.  Com a coordenação do promotor de Justiça da Bahia, Raimundo Moinho, foi feita uma checagem dos encaminhamentos definidos em uma reunião anterior ocorrida no próprio Ministério e definido novo cronograma de ações que vão ser realizadas daqui para frente. Uma nova reunião está marcada para o dia 23 de setembro, no Ministério Público para dar sequência ao assunto.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp