09h10

Cosemba se reúne para debater a saúde pública baiana

Compartilhe
Tamanho da Fonte

O Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado da Bahia (Cosemba) se reuniu no dia 27.09, para tratar de temas pertinentes à saúde pública baiana. Foram discutidas a situação das clínicas de hemodiálises e a situação dos pacientes de Ortopedia.

O Cosemba, que é constituído pela Associação Bahiana de Medicina (ABM), Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), debateu também a situação das clínicas de hemodiálises de Salvador, que quando recebem um paciente grave que precisa ser encaminhado pelo SAMU a um hospital, não encontram vagas.

De acordo com o diretor da ABM, Dr. Dejean Sampaio, o Conselho decidiu acionar o Ministério Público do Estado (MPBa), com o objetivo de realizar uma reunião com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, juntamente com a Sociedade Brasileira de Nefrologia Regional Bahia e a Associação dos Renais Crônicos da Bahia (Acreba), para debater o tema e viabilizar uma solução.

A última questão discutida foi a situação dos pacientes com fraturas fechadas, que não estão sendo atendidos nas clínicas especializadas. As entidades médicas resolveram se unir à Sociedade de Ortopedia para propor uma formatação que atenda esses pacientes.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp