13h45

SBCM Orienta Sobre Uso Seguro de Fogos de Artifício

Compartilhe
Tamanho da Fonte
SBCM Orienta Sobre Uso Seguro de Fogos de Artifício
Os fogos de artifício são tradicionalmente muito utilizados nesta época de comemoração de final de ano, mas muitas pessoas desconhecem a maneira segura de utilizar este tipo de explosivo e o manuseio inadequado pode gerar inúmeros acidentes e mortes.
 
Entre os anos de 2008 e 2016, por exemplo, o Ministério da Saúde registrou 4.577 internações de pessoas para tratamento por acidentes com fogos de artifício (dados divulgados pelo CFM). Os casos mais comuns são de queimaduras, mas também há muitos registros de lesões com lacerações e cortes e amputações de membros.
 
“As mãos e o rosto costumam ser as partes mais atingidas do corpo por estarem próximas aos fogos de artifício. Todo cuidado é pouco na hora de disparar o artifício”, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Carlos Henrique Fernandes.
 
Os acidentes costumam acontecer por desatenção e principalmente falta de conhecimento do manuseio correto. “Um dos principais erros é tentar reacender o foguete depois do produto ter falhado”, afirma o vice-presidente da SBCM, Pedro Pires.
Rua Baependi, Nº 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2020. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital