12h44

Encontro do Conselho Deliberativo da AMB reuniu federadas e especialidades

A reunião aconteceu em Natal (RN) entre os dias 15 e 17 de março

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Encontro do Conselho Deliberativo da AMB reuniu federadas e especialidades

O presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Dr. Robson Moura, juntamente com o Diretor de Defesa Profissional da ABM, Dr. César Amorim, participou da Reunião do Conselho Deliberativo da AMB, em Natal, no Rio Grande do Norte, no SERHS Natal Grand Hotel, nos dias 15, 16 e 17 de março. O encontro contou com a presença de várias federadas e representantes de especialidades médicas.

 

Durante o evento, Dr. Robson Moura, que também é vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), falou sobre a abertura indiscriminada de faculdades de medicina no Brasil e clamou para que a ABM, juntamente com as instituições médicas e o Conselho Federal de Medicina (CFM), façam algo.  “Tem um ditado que diz ‘o porto é um lugar seguro para o navio, mas o navio não foi feito para ficar no porto, mas sim navegar no mar’, então se nós ficarmos parados, daqui a 10 anos nós estaremos outra vez reclamando de mais 400 escolas médicas abertas”, pontuou Dr. Robson.

 

A discussão foi baseada na decisão do Ministério Público da Educação (MEC), na qual nove das 28 cidades que o MEC selecionou para implantar novos cursos de Medicina foram consideradas “não satisfatórias” pela equipe técnica da pasta por não cumprirem requisitos básicos, como dispor de um número mínimo de leitos ou de especializações. Porém as cidades enquadradas entraram com recurso e acabaram sendo aceitas. “Minha proposta diante desse debate é que a diretoria da AMB defenda a criação de um Exame de Proficiência Médica para todos os egressos que queriam praticar a medicina no Brasil”, defendeu o presidente da ABM.

 

O Diretor de Defesa Profissional da ABM, Dr. César Amorim, apresentou a federada baiana no encontro, falou sobre os 75 anos da instituição e os feitos para fidelizar os associados. “Manter bons números de associados em 75 anos é muito difícil, por isso fazemos várias ações. Hoje nós temos o SINAM (Sistema Informativo de Atendimento Médico e Odontológico), o Clube dos Médicos que recebe diversas pessoas, principalmente no fim de semana, tem o Campeonato de Futebol, que atrai muitos colegas também, tem a ABM Eventos, o INESS (Ensino por Simulação em Saúde) e o Departamento de Convênios, que tem 2.500 médicos inscritos”, destacou.

 

Outras pautas também foram discutidas na reunião, como o ENEM (Encontro Nacional de Entidades Médicas), a Frente Parlamentar de Medicina e o relatório de vistoria das cidades candidatas a receberem novas faculdades de medicina.

Rua Baependi, Nº 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2020. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital