12h16

Hospital da Bahia faz Acordo de Cooperação Científica com Universidade de Lisboa

Hospital da Bahia assina Acordo de Cooperação Científica com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Hospital da Bahia faz Acordo de Cooperação Científica com Universidade de Lisboa

Um acordo de cooperação científica foi celebrado, em 23 de fevereiro, entre o Hospital da Bahia (HBA) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FAMUL), uma das mais respeitadas do mundo. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Faculdade e contou com a presença de convidados do corpo docente e diretores da instituição portuguesa, dada a relevância do acordo internacional. O diretor geral da FAMUL, o Prof. Fausto Pinto,  assinou o protocolo com o superintendente do Hospital da Bahia (HBA), Jadelson Andrade. A cerimônia contou, ainda, com a presença do Prof. Evgeny Shlyakhto, do Almazon National Medical Research Center, de São Petersburgo, na Rússia que assinou protocolo idêntico entre as duas instituições de ensino.

 

“O acordo pressupõe a troca de experiências científicas no âmbito da pesquisa clínica e profissional com o envio de médicos e enfermeiros do Hospital da Bahia para a  Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, como também,  a recepção deste mesmo perfil de profissionais no Hospital da Bahia com o intuito de realizarem cursos avançados de qualificação na área de saúde, participações em cursos e workshops realizados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia (IEP-HBA)”, esclarece o superintendente Jadelson Andrade.

 

Além deste intercâmbio profissional  na área de saúde entre as duas instituições, o acordo tem por objetivo inserir o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia como um braço de pesquisa internacional dentro da União Europeia (UE), através do estreitamento das relações com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FAMUL). “Eu vejo a consolidação deste acordo de uma relevância muito grande, porque a FAMUL tem grande prestígio científico em Portugal e na Europa como um todo. É uma oportunidade do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia de se integrar ao que há de melhor em assistência à saúde pela comunidade europeia”, complementa Jadelson Andrade.   

Rua Baependi, Nº 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2020. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital