Novos Associados:
10h32

ABM realiza mutirão Asma/DPOC em parceria com a Soc. de Pneumologia da Bahia

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Cerca de 70 pessoas foram atendidas na Associação Bahiana de Medicina (ABM), na manhã deste sábado (11.05), em Ondina, durante o Mutirão com triagem e orientações para asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A iniciativa é resultado de uma parceria da ABM com a Sociedade de Pneumologia da Bahia.
 
Participaram pessoas a partir de 15 anos com sintomas recorrentes de tosses, catarro, cansaço, falta de ar, chiado no peito, aperto no peito e infecções respiratórias frequentes, além de fumantes e ex-fumantes.
 
Na ação, os cidadãos receberam orientações de controle ambiental para alérgicos, atividades físicas para pneumopatas e sobre tabagismo e asma. Também foram orientados sobre a importância dos sintomas observados na respiração para o diagnóstico precoce de tuberculose.
 
De início foi realizada uma triagem com avaliação dos pacientes e, como não foram feitos os exames no local, as médicas pneumologistas trataram alguns casos através de receitas e, quando necessário, encaminharam para hospitais para que seja feita a investigação através de exames. As pessoas que apresentarem maior necessidade de seguimento pneumológico foram encaminhadas para atendimento em hospitais específicos (Hospital das Clínicas e Hospital Otávio Mangabeira). Os atendimentos foram realizados por médicas pneumologistas e estudantes.
 
Dona Isis Silva, 61 anos, foi uma das participantes do mutirão. “É muito difícil encontrar médicos nos postos de saúde. Vi isso na televisão, achei que era uma luz. Fui bem acompanhada em todos os sentidos, da primeira porta à última”, contou. Ela procurou o mutirão porque é fumante e queria fazer uma consulta de rotina para verificar se os pulmões estão funcionando adequadamente.  “Estava com medo de estar com algum problema no pulmão porque sou fumante e hipertensa. Esta foi uma oportunidade boa e eu vim verificar. A médica passou alguns exames e eu vou fazer”, completou.  

Rua Baependi, Nº 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital