Novos Associados:
14h49

Veja considera Elsimar Coutinho médico renomado em atividade

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Veja considera Elsimar Coutinho médico renomado em atividade

Em matéria publicada na Revista Veja, o baiano Dr. Elsimar Coutinho foi considerado um dos sete médicos brasileiros renomados que estão em atividade há pelo menos cinquenta anos. Ao lado dele estão os médicos Antonio Chacra, Silvano Raia, Antranik Manissadjian, Jayme Murahovschi, Jacyr Pasternak e Carmita Abdo.

Nas entrevistas feitas com cada um deles, os médicos de diferentes especialidades refletiram sobre o passado, o presente e o futuro da saúde paulistana.

O pesquisador e ginecologista, Dr. Elsimar Coutinho, que desenvolveu o primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado, falou com entusiasmo sobre os avanços da tecnologia nas últimas décadas. Para ele, a revolução começou na época do bebê de proveta e com a pílula anticoncepcional. “Acredito que, em vinte anos, a maioria das mulheres deixará de menstruar, de ter esse sangramento inútil, e, assim, poderá competir em pé de igualdade com os homens no mercado de trabalho.”

O médico baiano, nascido no município de Pojuca, Região Metropolitana de Salvador, foi influenciado pelo pai, Elsior Coutinho, que também era médico, farmacêutico e professor de farmacologia. Veio para a capital baiana para estudar na Universidade Federal da Bahia onde graduou-se em Farmácia e Bioquímica em 1951, e em Medicina em 1956. Passou pela Sorbonne, Universidade de Paris, onde estudou o mecanismo de ação dos hormônios, assunto ao qual se dedica até hoje.

Participante de várias sociedades médico-científicas no Brasil e no exterior, e fundador da Sociedade Brasileira de Andrologia, realiza conferências, organizando e presidindo eventos médico-científicos não só no Brasil, mas em diversos países.

Além da sua atividade de pesquisa e acadêmica como Professora Titular do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, vem exercendo o cargo de Presidente de uma clínica modelo em planejamento familiar em Salvador, o CEPARH - Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana.
 
Leia a matéria na íntegra aqui: https://vejasp.abril.com.br/blog/terraco-paulistano/eternos-doutores/

Rua Baependi, Nº 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital