12h31

Palestra ABM - "Estresse da pandemia e qualidade de vida"

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Antônio Pedreira – Médico (CRM 2238) e Psicoterapeuta.

A maioria dos viventes já tinha convivido com endemias e epidemias. Em geral, possuíam apenas uma vaga noção de PANDEMIAS, sendo a mais comum aquela que nossos avós se referiam como uma tal “gripe espanhola”. De repente passou a ser a palavra mais pronunciada de um ano para cá! E o pior, saturou a maioria das pessoas, ver e escutar acerca dos alarmantes causados pelo Coronavirus em todos os lugares do mundo, desde os enormes prejuízos econômico-financeiros, até o pior: deixando um rastro de morte! Também conhecido por COVID-19, esse temível agente viral se tornou o grande estressor do século XXI, o qual afetou, sobremodo, a qualidade de vida dos humanos.

Sempre oportuno lembrar o conceito de SAÚDE trazido nos anos 90 pela OMS: “Além da ausência de doença, implica na presença da qualidade de vida nos âmbitos bio-psíquico e relacional”.  Fica, portanto, bem evidente que a resposta aos estímulos perniciosos, provocada pelas incertezas decorrentes dessa ameaça invisível e com poder letal, se converteram em estressores capazes de produzir níveis diversos da reação conhecida como estresse. Fixe bem essa noção: estímulo (=estressor) e a resposta total do organismo (=estresse).

Tais repercussões no corpo humano se traduzem pela quebra do equilíbrio homeostático, gerando sintomas psicossomáticos diversos (refluxo, distúrbios gástricos e intestinais, alterações do ritmo cardíaco, crises hipertensivas, alterações dermatológicas diversas), além de distúrbios de ansiedade, angústia, insônia, lapsos na memória de curto prazo, depressão, irritabilidade fácil e perdas das distintas apetências!

Não raro, os pacientes se referem a uma perda dos prazeres habituais anedonia) e uma crescente sensação de fadiga e esgotamento físico e mental Síndrome de Burnout), como fatores que perturbam a nossa qualidade de vida nessa pandemia!

Se você conhece alguém que se enquadra nesse cenário, e que pode querer se beneficiar pelo aprofundamento do conhecimento desse tema, e possíveis saídas em linguagem clara e objetiva – sem prejuízo do embasamento científico – será nosso convidado para assistir a essa nossa Live na próxima quinta-feira, dia 18/03/21 às 18 horas. Uma boa notícia: gratuitamente na Plataforma ZOOM (link de acesso AQUI), sob o patrocínio da ABM. Imperdível! Expositor: Dr. Antônio Pedreira.

 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Online
Fale com a gente no Whatsapp