09h07

HAN ganha aparelho de última geração

A população baiana usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) passa a contar, a partir de agora, com mais um serviço

Compartilhe
Tamanho da Fonte

É que o Hospital Ana Nery já incorporou à sua área de bioimagem um aparelho de ressonância magnética 1,5 Tesla. A doação foi feita pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), tendo sido selada logo após o caso do pequeno Márcio, tratado no hospital e que ficou conhecido como ‘o menino das agulhas’.

Assim, o Ana Nery passa a ser o terceiro hospital público na Bahia a dispor do serviço de ressonância, juntando-se ao Roberto Santos e ao do Subúrbio, e o único a ter uma máquina de alto campo. Ele vai prestar um serviço com perfil avançado para a área cardiovascular, prospectando atingir cerca de mil procedimentos por mês, serviço que será disponibilizado em três turnos, de segunda a sábado.

Uma vez que é a única máquina desse porte no estado, estabelece o serviço como o primeiro a oferecer exames de ressonância magnética com sedação para a rede SUS, beneficiando de forma direta os pacientes pediátricos e os portadores de necessidades especiais.

Segundo a coordenadora do setor de bioimagem do Ana Nery, Sirlene Borges, a nova máquina de ressonância magnética de alto campo conta com um avançado sistema de gradientes que possibilita uma excelente qualidade de imagem e tempos de exames mais curtos.

O Ana Nery é referência no estado, no que diz respeito à prestação de atendimento nas áreas de cardiologia (clínica e cirúrgica), nefrologia (hemodiálise e transplante) e cirurgia vascular.

O hospital conta com uma estrutura de exames e diagnósticos que engloba mais de dez procedimentos. Hoje, os principais são os de tomografia e de tomografia computadorizada com 64 cortes, sendo este o único disponível na rede pública de saúde e o primeiro a ser implantado no estado. Além disso, o Ana Nery é o único hospital, em toda a Bahia, a realizar tomografia pediátrica com sedação.

Também conta com serviços de raios X, ultrassonografia, laboratório de patologia clínica, banco de sangue, exames cardiológicos (eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, mapa, eletrofisiologia e arritmias cardíacas).

Ao longo desses últimos quatro anos, foram realizados no hospital cerca de 24 mil tomografias, mais de 1,5 milhão de exames de análises clínicas, mais de 22 mil ultrassonografias e mais de oito mil testes ergométricos, revertidos em uma melhor qualidade de vida para os pacientes.
 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp