12h43

R$ 85 milhões para profissionais do SUS

O Ministério da Saúde encaminhou, recentemente, novos recursos para ações de qualificação de profissionais que atuam em todos os níveis de atenção no Sistema Único de Saúde.

Compartilhe
Tamanho da Fonte

O Ministério da Saúde encaminhou, recentemente, novos recursos para ações de qualificação de profissionais que atuam em todos os níveis de atenção no Sistema Único de Saúde. São mais de 85 milhões de reais em investimentos. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de cursos de graduação e pós-graduação em escolas técnicas e centros de formação do SUS. As aulas terão ênfase nas Redes Temáticas de Atenção à Saúde; entre elas, as redes Cegonha, de Atenção às Urgências e de Atenção Psicossocial; a rede de cuidados aos usuários de álcool, crack e outras drogas.

Os recursos também serão encaminhados para ações voltadas ao aperfeiçoamento, capacitação e especializações dos trabalhadores de nível fundamental e médio, principalmente nas especialidades de radiologia, citopatologia e hemoterapia. "Hoje formar profissionais de nível médio, não tenho dúvida é a estratégia de garantirmos um SUS de qualidade", comentou o ministro Alexandre Padilha, da Saúde. "Não é possível termos um SUS de qualidade, que ofereça qualidade no serviço à população se um conjunto de habilidades e competências no campo do nível médio não forem preenchidos, qualificados de forma permanente com educação permanente, contínua, que a gente sabe que não é só formar para colocar no serviço de saúde."

As prioridades na formação e qualificação da força de trabalho da rede pública foram estabelecidas no Pacto pela Saúde, um conjunto de reformas institucionais definido entre União, estados e municípios. As informações são do Ministério da Saúde.
 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Online
Fale com a gente no Whatsapp