08h25

Planos e realizações da Diretoria da ABM

A Diretoria da ABM inicia novo mandato com realizações de destaque: a implantação do primeiro centro de medicina simulada de alta definição da Bahia

Compartilhe
Tamanho da Fonte

A Diretoria da ABM inicia novo mandato com realizações de destaque: a implantação do primeiro centro de medicina simulada de alta definição da Bahia e a inauguração de um ambulatório para assistência pediátrica, clínica e social em benefício da população de baixa renda da Chapada do Rio Vermelho. O anúncio dos novos projetos desenvolvidos neste final de ano pela ABM em convênio com a sua fundação, a Fabamed, foi feito pelo presidente reeleito da ABM, Antonio Carlos Vieira Lopes, durante a solenidade de posse dos novos dirigentes eleitos, em outubro último.

Para sediar o novo centro destinado à qualificação de profissionais de saúde em procedimentos de urgência e emergência, a sede da instituição ganhará uma nova ala em fase de construção, com padrão de excelência. A partir do dia 23 de novembro, começa a funcionar o ambulatório criado em parceria com a Fundação Dom Avelar Vilela, situado nas proximidades da Ceasa do Rio Vermelho.

Como ato final da última gestão, houve na ocasião a entrega das novas cadeiras no auditório Altamirando Santana, resultado da doação de médicos que apoiaram a campanha, a exemplo da ginecologista Ilsa Prudente, além de algumas entidades, clínicas, sociedades de especialidades e amigos da instituição. Ao tomar posse para seu segundo mandato, Antonio Carlos Vieira Lopes fez uma balanço da sua gestão como vigésimo quinto presidente, iniciada em outubro de 2008.

“Assumimos com a responsabilidade de honrar os nossos antecessores que dedicaram preciosos momentos de suas vidas, em prol do ideal do associativismo, apoiado por uma diretoria comprometida com o trabalho”, enfatizou o presidente eleito. Ele citou realizações importantes da gestão eu findou, entre as quais a criação da primeira Biblioteca Virtual para médicos do Norte/Nordeste, com acesso aos periódicos do MEC/CNPQ, em convênio com a Universidade Federal da Bahia.

Em seu pronunciamento, Dr. Antonio Carlos destacou, ainda, o lançamento da Revista da ABM, a reestruturação do sistema Sinam, a reforma e modernização da sede da instituição e o relançamento do Congresso Baiano da ABM, que teve como tema central a assistência multidisciplinar à saúde da gestante. Também deu ênfase à luta em busca de melhores condições de trabalho e de remuneração para o médico na saúde suplementar e no setor público. “Lutaremos pela criação da carreira de médico de Estado, única maneira de fixar o médico em todos os locais, por mais remoto que seja”, afirmou.

Outro ponto que mereceu atenção foi o trabalho da Comissão Estadual de Honorários Médicos. “Estimularemos o descredenciamento dos médicos junto aos planos de saúde, tornando-nos independentes para praticar uma medicina fundamentada nos princípios éticos e na autonomia, sem os ditames impostos pelas operadoras”, enfatizou.

O fortalecimento do associativismo é uma das metas prioritárias. “Conseguimos aumentar em mais de cem por cento o número de associados durante o triênio, fruto da nossa visão de oferecer serviços que motivassem o médico a tornarem-se filiados. Somos hoje 3.963 associados, o que representa um aumento de 76 por cento”, revelou Antonio Carlos. Em sua saudação aos presentes, ele fez questão de compartilhar e agradecer as conquistas aos seus pares na Diretoria e aos colaboradores da ABM. “A vocês, toda a glória da nossa gestão”, disse em tom de gratidão.

A solenidade de posse da Diretoria eleita para o triênio 2011/2014, presidida pelo vice-presidente da ABM, o cardiologista Maurício Nunes, foi bastante prestigiada, com auditório lotado. Entre as autoridades e convidados presentes, o secretário estadual de saúde, Jorge Solla, o presidente do Cremeb, Abelardo Menezes, o presidente do Sindimed, José Carlos Meira; os médicos representantes da AMB e do Conselho Federal de Medicina, respectivamente, Robson Moura e Jecé Brandão, a diretora da Faculdade de Medicina da UFBA, Lorene Louise Pinto, a coordenadora do curso de Medicina da FTC, Leda Solano, e a superintendente da Fundação José Silveira Leila Iossef Brito, acompanhada do deputado federal, Antonio Brito.
Entre os convidados ilustres, alguns tiveram uma distinção especial: foram os ex-presidentes da ABM, alguns representados por familiares, que receberam o título oficial pelo cargo que ocuparam na entidade. Momentos inesquecíveis de celebração e confraternização.
 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp