10h32

Uma semana, mais de 300 atendimentos

Com menos de uma semana de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Salvador

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Com menos de uma semana de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Salvador, localizada em Escada, Subúrbio Ferroviário, atendeu mais de 300 pacientes, e destes, apenas dois foram transferidos para o Hospital do Subúrbio, em função da gravidade dos casos. Para Victor Pepe, coordenador médico da UPA, o movimento na unidade está dentro da expectativa, mas um número expressivo de pacientes que chegam à unidade não obedecem ao perfil de atendimento da mesma.

Valdomiro Teixeira, 63 anos, foi um dos pacientes atendidos hoje (27) na UPA 24h. Com tosse e dor na garganta, ele permaneceu por cerca de uma hora na unidade, e elogiou o bom atendimento e a boa estrutura física do local. Outra paciente atendida hoje na UPA 24h foi Amanda Carvalho de Oliveira, de 19 anos, que estava com manchas no corpo e uma forte alergia. Após ser medicada, ela fez questão de destacar a "excelente estrutura física e o ótimo atendimento", mesma observação feita por Dionísia Correia, de 75anos, que procurou a unidade com crise de hipertensão.

Inaugurada no último dia 21, a UPA 24h do Subúrbio, primeira Unidade de Pronto Atendimento de Salvador, é voltada para a assistência a casos de urgência e emergência em clínica geral, pediatria e ortopedia. Com 25 leitos de internamento, a unidade tem 280 funcionários, entre profissionais de saúde e pessoal administrativo, e presta atendimento a problemas como crises hipertensivas, queimaduras e alguns traumas, além de realizar o primeiro atendimento em casos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades.

REDE DE ATENÇÃO
A UPA do Subúrbio funciona através de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado e o Ministério da Saúde, e tem capacidade para realizar pequenas cirurgias, além de dispor de serviço de apoio ao diagnóstico e terapia, para realizar exames de imagens e laboratoriais. A unidade faz parte da Rede de Atenção às Urgências do município de Salvador, integrando a grade de referência da Central de Regulação Médica de Urgências do SAMU Metropolitano de Salvador. O seu funcionamento é em regime de 24 horas, com demanda espontânea e referenciada pelas unidades básicas a ela vinculadas e pelo SAMU 192.

Na Bahia, estão em funcionamento UPAs em Candeias, Bom Jesus da Lapa, Caetité e Vera Cruz. Das unidades sob gestão estadual, já foram iniciadas as obras para a construção das UPAs do Hospital Roberto Santos e de Seabra. Em 2012, o planejamento é começar as obras das unidades de Itabuna, Barreiras e Feira de Santana.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
A UPA do Subúrbio é fruto de um projeto de integração docente-assistencial entre a Sesab e o Instituto de Educação, Saúde e Tecnologia (IEST) e a Faculdade Dom Pedro II, e foi construída e equipada pela Faculdade Dom Pedro II. Para a Sesab, o investimento anual inicial para o custeio da unidade será de cerca de R$ 9 milhões.

Assim como nas demais UPAs, a do Subúrbio segue o acolhimento de classificação de risco: quando os pacientes chegam, são avaliados e recebem uma classificação, que pode ser azul, verde, amarela ou vermelha, a depender da gravidade do caso. Os casos mais graves são identificados pela pulseira vermelha e têm prioridade no atendimento.


 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp