13h07

Últimas homenagens a José Caires Meira

Os dirigentes da ABM, Sindimed-BA e Cremeb, junto com grande número de médicos e lideranças do setor de Saúde

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Os dirigentes da ABM, Sindimed-BA e Cremeb, junto com grande número de médicos e lideranças do setor de Saúde, prestaram, neste domingo, as últimas homenagens ao médico e presidente do Sindimed desde 2007, José Caires Meira. Vitima de infarto agudo do miocárdio, Caires faleceu no sábado (07/12), aos 52 anos. Seu corpo foi velado na sede do Sindimed e, em ato de emocionada despedida, foi levado em cortejo às sedes das entidades irmãs, a ABM e o Cremeb, culminando com o sepultamento às 17 de domingo, no Jardim da Saudade. Caires Deixa dois filhos e viúva, a diretora do Sindsaúde, Inalba Fontenelle.

Na presidência do Sindimed, Caires atuou com afinco na luta em defesa da categoria e dos profissionais de saúde As principais realizações de sua gestão são a conquista da sede própria do sindicato após 70 anos de fundação, a concretização do concurso público para os profissionais de saúde do Estado depois de 20 anos e a aprovação do plano de cargos e salários dos médicos e da área de saúde.
Ativista político desde o final dos anos 70, Caires ingressou no movimento estudantil na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Foi diretor da UNE e da União da Juventude Socialista e atualmente era dirigente do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, com histórica atuação de resistência à ditadura militar e defesa do ensino e da profissão médica.

Em sua carreira, trabalhou como médico urgencista na capital e nos municípios de Conceição do Almeida, São Felipe e São Sebastião do Passé. Sempre foi um defensor do fortalecimento do SUS, em benefício da população. Conhecido pelo jeito bem humorado e cordial, ele era um amante da música e da cultura, tanto que esteve à frente de diversos eventos culturais, a exemplo da Jornada Lindembergue Cardoso, no município de Livramento de Nossa Senhora, sua terra natal.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp