16h07

HRJ realiza primeiras cirurgias endovasculares

Referência na realização de cirurgias vasculares eletivas na região, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ)

Compartilhe
Tamanho da Fonte
HRJ realiza primeiras cirurgias endovasculares

Referência na realização de cirurgias vasculares eletivas na região, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade da rede estadual sob gestão do IMIP, agora conta com mais um avanço: o serviço de cirurgia endovascular, já em funcionamento. Os procedimentos, que são destinados ao tratamento minimamente invasivo de doenças em veias e artérias, começaram a ser realizados no final do ano passado.

De acordo com o coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular do HRJ, João Humberto da Fonseca, o novo serviço apresenta duas etapas (os procedimentos diagnósticos e a realização das cirurgias) e, a princípio, só está disponível para os pacientes internos. "Começamos a realizar os procedimentos diagnósticos no final do ano passado, quando passamos a fazer exames como a angiografia (realizada no sistema arterial) e a flebografia (realizada no sistema venoso). Recentemente, registramos também os dois primeiros casos de implante de filtro na veia cava inferior (colocação do um dispositivo metálico dentro da veia cava de dois pacientes com trombose, para evitar que o coágulo da perna passasse para o pulmão). Esse cateterismo vai evitar a morte súbita por embolia pulmonar", explica.

O HRJ, que já apresenta a aparelhagem necessária para a realização dos procedimentos vasculares, deverá estar com o seu serviço de cirurgias endovasculares em pleno funcionamento ao final do primeiro trimestre do ano, quando passarão a ser realizadas as cirurgias de alta complexidade e o curso de residência médica em vascular do hospital já estará em atividade. "Essa é uma conquista para a região e vai implicar, principalmente, na resolutividade dos problemas de saúde de muita gente. Com esses equipamentos, poderemos agilizar o tratamento assim que identificarmos o problema, diminuindo o sofrimento, o tempo de espera e de permanência hospitalar dos pacientes", conclui João Humberto.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp