11h01

Campanha "600 Corações" contabiliza 117 atendimentos

Quarenta crianças com idade entre zero e 14 anos já foram submetidas a cirurgias cardíacas dentro da campanha.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Campanha

Quarenta crianças com idade entre zero e 14 anos já foram submetidas a cirurgias cardíacas dentro da campanha "600 Corações", uma iniciativa do Hospital Martagão Gesteira (HMG), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Além das cirurgias, 77 crianças com algum tipo de cardiopatia foram avaliadas e, por motivos diversos, incluindo a constatação de não haver indicação cirúrgica, estão sendo acompanhadas a nível ambulatorial.

Assim, chega a 117 o número de crianças beneficiadas pela campanha, iniciada no último mês de janeiro, com a expectativa de realizar 600 cirurgias cardíacas no período de dois anos, cinco vezes mais do que o número de cirurgias realizadas normalmente.

A campanha "600 Corações" foi lançada no final do ano passado. Na oportunidade, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, assinou declaração de interesse para cessão de equipamentos para o Martagão Gesteira, credenciamento para o mutirão de cirurgias cardíacas pediátricas e um convênio de cooperação para execução de reforma e reestruturação das instalações físicas da unidade hospitalar.

Custo Elevado

O mutirão de cirurgia cardíaca deverá custar cerca de R$ 12,7 milhões, número que fará diferença para muitas crianças, possibilitando ampliar o atendimento e realizar os procedimentos necessários em menor espaço de tempo.

De acordo com o superintendente do Hospital Martagão Gesteira, Emanuel Melo, sem a parceria com o Governo do Estado, seria impossível realizar as cirurgias cardíacas. "O custo de uma cirurgia destas é alto e os recursos obtidos junto à iniciativa privada são insuficientes. Agora, o governo complementa a diferença entre o que seria pago pelo SUS e o custo real do procedimento".

A cardiologista Renata Cruz, responsável pela campanha, explica que as crianças atendidas pelo projeto integram uma lista única, e são crianças que estão internadas em hospitais e maternidades da rede própria da Sesab ou são acompanhadas em ambulatórios diversos.

O Hospital Martagão Gesteira é uma instituição filantrópica que atende exclusivamente na área de pediatria, contando com mais de 20 especialidades médicas. A unidade é referência no atendimento a crianças de 0 a 14 anos e oferece tratamentos de alta complexidade como neurocirurgia, cardiologia e oncologia, chegando a receber cerca de 4 mil pacientes e realizar 700 cirurgias/mês.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp