10h27

CT de Implantes debate sistema de monitoramento de implantes

A cada nova demanda, a Anvisa criará câmaras técnicas que terão a participação de membros indicados pela CT.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
CT de Implantes debate sistema de monitoramento de implantes

Reunida na sede da AMB na manhã desta sexta-feira, dia 30 de março, a Câmara Técnica de Implantes recebeu o gerente-geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Joselito Pedrosa, que apresentou o andamento do novo programa da agência de avaliação e monitoramento de dispositivos médicos. Nesta fase inicial, o projeto está focado apenas nos implantes ortopédicos de joelho e quadril utilizados nos serviços hospitalares do Rio Grande do Sul.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o programa está analisando a qualidade dos produtos por meio de ensaios laboratoriais e, posteriormente, será implantado o Sistema de Registro de Artroplastias de Quadril e Joelho.

“Com esse programa, pretendemos qualificar o sistema de vigilância, pois vamos identificar os pontos críticos no sentido de reduzir o número de eventos adversos”, explicou Pedrosa.

A cada nova demanda, a Anvisa criará câmaras técnicas que terão a participação de membros indicados pela CT de Implantes da AMB e pelas sociedades de especialidade. Pedrosa aceitou ainda a proposta de Luc Weckx de que estes grupos tenham um representante fixo nomeado pela diretoria da AMB.

A seguir, Luiz Carlos Sobânia, que coordenou a reunião, falou sobre o Registro Nacional de Artroplastia e o início da parceria com a Anvisa. “O piloto deste projeto, por enquanto restrito a 14 serviços de Curitiba, está em fase de finalização. Hoje conseguimos saber por meio deste sistema qual produto foi utilizado, onde, quando e em qual paciente. Com o apoio da Anvisa a ideia é que a necessidade do registro passe a ser obrigatória”, disse.  


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp