09h26

Após 204 anos, Salvador ganha Curso de Medicina em universidade pública

Antes só havia o curso da Universidade Federal da Bahia, aberto por D. João VI

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Após 204 anos, Salvador ganha Curso de Medicina em universidade pública

Artigo escrito pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla,publicado na edição do dia 24 de abril do Jornal A Tarde.

Saudamos a abertura do curso de Medicina da UNEB em Salvador, parabenizando o Reitor Lourisvaldo Valentim, o Secretário de Educação Osvaldo Barreto e o Governador Jaques Wagner. É o primeiro curso médico público após 204 anos criado em nossa capital. Desde que D, João VI por aqui passou não se via tal fato! Parece incrível, mas a cidade que sediou o primeiro curso de medicina no Brasil levou mais de dois séculos para ter a segunda iniciativa pública desta natureza. E mais, nosso estado até hoje só tem um único curso médico em universidade federal. Felizmente em breve a Presidenta Dilma vai anunciar a abertura de novos cursos federais de medicina e a Bahia deve ser contemplada na UFRB (Santo Antônio de Jesus), UFOB (Barreiras) e UFESB (Teixeira de Freitas). Também existe proposta para um novo campus da UNIVASF em Paulo Afonso.

A falta de prioridade dos governos anteriores levou a que até o Governo Lula só tivéssemos uma única universidade federal na Bahia. Com o investimento realizado na UNEB, junto ao feito em Jequié com o curso criado em 2009 na UESB, o Governo Wagner dobra o número de vagas em cursos de medicina em universidades estaduais em apenas 5 anos. Infelizmente a Bahia, que iniciou a formação médica em nosso país, tem o terceiro pior número de vagas em cursos médicos por habitante, só tendo mais que Alagoas e Maranhão e ocupa a 18ª. posição em número de médicos por habitante, a frente apenas de 5 estados da região Norte e 4 da Nordeste.

Sem profissionais não temos como ocupar os novos postos de trabalho que têm sido abertos em ritmo vertiginoso no SUS na Bahia. Desde 2007 foram 611 novas unidades de saúde da família, 493 com recursos estaduais e 118 com verbas federais. Outras 100 estão sendo conveniadas pelo Estado. Entregues mais de 1.200 novos leitos hospitalares apenas na rede pública estadual com 5 novos hospitais e ampliação de leitos em vários. Com os novos leitos de UTI que estão sendo entregues este ano estamos dobrando o número destes na Bahia. Duplicamos o número de CAPS (Saúde Mental) e triplicamos o de Centros de Especialidades Odontológicas.

Temos o maior programa de Internação Domiciliar no país com 27 equipes em 10 dos maiores municípios. Serviços médicos de alta complexidade que antes só existiam em Salvador estão sendo viabilizados nos principais pólos regionais (Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Itabuna, Feira de Santana, Juazeiro e Barreiras). Estão sendo implantadas unidades de pronto atendimento 24 horas em vários municípios, o Hospital da Chapada em Seabra está em construção e a ampliação do Hospital Roberto Santos está em curso. O SAMU 192 ampliado dobrou a população atendida e está hoje em centenas de municípios. O “Saúde em Movimento” é o maior programa de ampliação do acesso em oftalmologia já feito no Brasil! Estamos com a maior ação de rastreamento de câncer de mama já realizada com mamógrafos móveis percorrendo municípios, confirmação diagnóstica e tratamento pelo SUS. Quase dobramos os procedimentos ambulatoriais feitos em hospitais estaduais (de 20 milhões em 2007 para mais de 38 milhões em 2011). Já convocamos cerca de 4.500 concursados dos quais 2 mil médicos. Aumentamos em mais de 60% as vagas em Residência Médica graças às bolsas pagas pelo Estado e novos programas foram criados, inclusive em especialidades que antes não eram oferecidas na Bahia, como neurocirurgia. Precisamos, e muito, aumentar a formação de novos médicos para ocupar os novos postos de trabalho abertos pelo SUS! 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp