09h27

Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes é o mais novo professor emérito

Professor associado e doutor aposentado da Faculdade de Medicina da Bahia, o ginecologista e obstetra Antonio Carlos Vieira Lopes recebeu o título de professor emérito da Universidade Federal da Bahia, em solenidade presidida pela reitora.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes é o mais novo professor emérito

Professor associado e doutor aposentado da Faculdade de Medicina da Bahia, o ginecologista e obstetra Antonio Carlos Vieira Lopes recebeu o título de professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em solenidade presidida pela reitora Dora Leal, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia, na última quinta-feira. Em noite prestigiada por grande número de médicos, lideranças de classe, acadêmicos e estudantes de medicina, Antonio Carlos Vieira Lopes, presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM) em seu segundo mandato foi aclamado pela sua trajetória de destaque na universidade. 

“A concessão deste título é um reconhecimento pelo mérito da carreira do professor, que cumpriu com a universidade muito além das suas obrigações contratuais e é exemplo de aprofundamento da cidadania”, ressaltou a reitora Dora Leal ao dirigir condecorado. Ela afirmou que a UFBA está sempre de portas abertas para o mais novo emérito dos quadros da instituição. . “Esperamos contar ainda com a sua valiosa colaboração, transmitindo aos colegas a arte do partejar, como afirma com suas próprias palavras”, disse a reitora.

Em emocionado discurso, Dr. Antonio Carlos falou da intercessão divina que o conduziu, com suas preces, à escola mater da medicina no Brasil e o levou à carreira de educador, agora condecorado com a máxima honraria da instituição. Ele fez questão de citar outros eminentes colegas do Curso de Medicina também condecorados com o título de professor Emérito. Também mencionou alguns professores que contribuíram para a sua formação. “Esta honra eu compartilho com outros colegas que contribuíram decisivamente para o fortalecimento e o êxito acadêmico da Faculdade de Medicina da Bahia”, salientou.  

Coube ao ex-diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, Dr. José Tavares Neto, fazer o discurso em homenagem ao mais novo professor emérito da UFBA. Ele comentou que a concessão do título foi decisão unânime dos integrantes do Conselho da referida Faculdade, na qual o condecorado sempre foi admirado e querido pelos colegas e alunos. “Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes representa o melhor de todos nós, homem de firmeza de caráter, consagrado pelas boas condutas e pela prática profissional”, comentou. Mencionou, ainda, que, nos últimos dez anos, o homenageado foi escolhido pelo menos oito vezes como paraninfo ou patrono dos formandos, o que demonstra como é querido e admirado por todos.

A solenidade de concessão do título foi bastante prestigiada. A mesa oficial foi constituída pelos seguintes integrantes: o médico e pesquisador Rodolfo Teixeira, em nome dos professores eméritos; Dr. Roberto Marback, representando os colegas da turma dos diplomados em 1965; Dr. Alfredo Boa Sorte, representante da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab); a diretora da Faculdade de Medicina da Bahia, Dra. Lorene Louise Silva Pinto; Dr. Cesar Araújo Neto, secretário geral da ABM; Dr. José Tavares Neto, ex-diretor da Faculdade de Medicina; Dr. José Abelardo Garcia de Menezes, presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), e a reitora Dora Leal Rosa, além de Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes. Também participaram do evento solene diretores e colaboradores da ABM, familiares, médicos e acadêmicos. 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp