19h20

ABM comemora seus 70 anos em grande estilo

Compartilhe
Tamanho da Fonte
ABM comemora seus 70 anos em grande estilo

Em noite de muita elegância e emoção, no dia 19 de outubro último, foi comemorado o aniversário de 70 anos da Associação Bahiana de Medicina (ABM). Na área externa da sede da entidade, a imagem de um monumento com a fachada de colunas gregas emoldurava o manequim vivo, no papel de Hipócrates, considerado o pai da Medicina. Logo na entrada, um quarteto de cordas dava as boas-vindas aos convidados com um repertório clássico. O hall principal, com luz cênica em azul, completava o cenário de bom gosto, pontilhado de arranjos de rosas vermelho-rubras. Festa em grande estilo, em sintonia com a trajetória coroada de êxito da ABM.

A mesa de autoridades foi integrada pelo presidente da ABM, Antonio Carlos Vieira Lopes, Jorge Solla, secretário estadual da Saúde, Abelardo Meneses, presidente do Cremeb, Francisco Magalhães, presidente do Sindimed, Dr. Ernane, membro da Comissão Cultural da ABM e memorialista, professora Zilma Parente de Barros, presidente da Comissão Julgadora do Prêmio Dr. Jesuíno Neto, Dr. Robson Moura, vice-presidente da ABM, na ocasião representando a Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Jecé Brandão, representante do Conselho federal de Medicina (CFM), procurador Rogério Gomes, do Ministério Público, e o vice-diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, Luiz Fernando Adan, fazendo as vezes da reitora Dora Leal.

“A ABM vem cumprindo os objetivos encarnados no seu Estatuto, destacando-se o fiel cumprimento dos preceitos éticos da medicina, a promoção da união da categoria médica, o apoio aos seus associados no exercício profissional, as contribuições para a qualidade do ensino e aprimoramento das políticas de saúde pública e a constante atuação em prol da remuneração digna e compatível com o desempenho do médico”, ressaltou o anfitrião e professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Antonio Carlos Vieira Lopes. Em seu pronunciamento, o presidente da ABM fez questão de agradecer a dedicação dos médicos que integram a Diretoria e o empenho dos colaboradores, em prol da contínua expansão e modernização da entidade.

Na plateia lotada do auditório da ABM, havia grande número de médicos, acadêmicos e lideranças, entre as quais a ex-diretora da entidade, recém-eleita vereadora em Salvador, Dra. Fabíola Mansur de Carvalho. Durante a solenidade, houve a entrega do prêmio Professor Dr. Jesuíno Netto, quando a professora Zilma de Barros anunciou os trabalhos vencedores de Nanci Carvalho Cruz, na categoria Melhor Monografia, e Maria Anália Costa Moura, como Menção Honrosa. 

A reverência à trajetória de uma das mais representativas entidades da classe médica baiana foi realçada pelas honrarias dedicadas a profissionais que enobrecem a profissão. Pelas mãos de diretores da ABM, foi concedido o diploma de mérito médico aos conceituados médicos Nelson Barros e Rodolfo Teixeira e o título de Honra ao Mérito à José Cayres Meira (in memorian) pela sua luta no movimento sindical e sua liderança à frente do Sindimed. Um dos momentos emocionantes foi a entrega simbólica da placa, a ser fixada na sede da ABM, em reconhecimento ao atual presidente da ABM, em seu segundo mandato, pelo impulso modernizador, pelo fortalecimento do movimento de classe e pela eficiência na gestão.

O clima celebrativo, na verdade, começou mais cedo, com um café da manhã, quando receberam os diplomas de Mérito Médico as pediatras Maria Clotildes Nunes de Melo, Eliene da Silva Machado e Valnice Maria de Melo, pelo seu trabalho voluntário no ambulatório de assistência gratuita à comunidade da Chapada do Rio Vermelho, mantido pela Fabamed/ABM. A programação incluiu, ainda, a entrega de honrarias aos funcionários mais antigos, a inauguração na nova Galeria dos Presidentes, após ampla reforma, e a apresentação da Secretaria da ABM, totalmente remodelada, como parte do processo de modernização contínua empreendido pela atual administração.
 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp