11h22

Homenagens na solenidade comemorativa do Cremeb

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Homenagens como forma de reconhecimento profissional foi a tônica da solenidade comemorativa do Dia do Médico, promovida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), no dia 18 de outubro, no salão nobre da Faculdade de Medicina da Bahia (Ufba). Durante o evento, o conselheiro Jorge Cerqueira (1º secretário) e a promotora Itava Viana, que atuou na área da saúde do Ministério Público Estadual, foram distinguidos com a concessão do Diploma Honorífico. Na ocasião, trinta e três médicos foram condecorados com o Diploma de Mérito Profissional pela atividade médica ao longo de 50 anos marcada pela dignidade e ética na conduta.

Na Cerimònia, o Cremeb também foi condecorado com o diploma concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil,seção Bahia (OAB-BA), em louvor aos serviços prestados pela entidade junto à sociedade. A prestigiada solenidade foi presidida pelo presidente do Cremeb, conselheiro José Abelardo de Meneses, que recebeu o título de honra ao mérito Ernesto Sá, conferido pela OAB-BA. A honraria representa o "reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade baiana e, em especial, pelo seu trabalho na fiscalização e na defesa intransigente das prerrogativas profissionais dessa classe, zelando e respeitando as instituições e o Estado Democrático de Direito".

Em seus pronunciamentos, o presidente e os homenageados lançaram reflexões sobre os desafios na atividade assistencial, as conquistas no âmbito da defesa profissional e os pilares da ética e do exercício profissional em condições dignas. O conselheiro José Abelardo fez uma abordagem sobre o momento atual da saúde pública e privada; as demandas dos profissionais; a escassez de recursos; além das conquistas concretizadas através da mobilização das principais entidades de classe, o Cremeb, A ABM e o Sindimed.

O conselheiro José Abelardo também fez menção a colegas falecidos ao longo dos últimos meses, que deixam uma lacuna na medicina baiana e a eterna gratidão por parte dos colegas: o professor Jesuíno Netto e o então presidente do Sindimed, Dr. José Caires Meira.

Coube ao Dr. José Américo Fontes, discursar em nome dos médicos que receberam o Diploma de Mérito Profissional, turma diplomada em 1962. "Sentimo-nos orgulhosos do nosso passado e ficamos felizes em viver a medicina com ética, o que nos permite receber essa homenagem. Fizemos nossa parte colegas", afirmou. O médico fiscal do Cremeb há 16 anos, Dr. Ildo Simões, foi um dos homenageados e é o primeiro funcionário do Conselho a receber a honraria. 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp