08h48

Alerta aos brasileiros: cuidado com promessas de não médicos

A Sociedade Brasileira de Dermatologia manifesta repúdio frente ao exercício ilegal da medicina praticado pelo Dentista Marcos Botelho.

Compartilhe
Tamanho da Fonte

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vem a público manifestar seu repúdio frente à atuação do dentista Marcos Botelho, conforme denúncia veiculada em reportagem (clique para assistir) exibida em rede nacional, pelo programa Domingo Espetacular (TV Record), no dia 28 de abril (domingo).

De forma antiética e em descompasso com os pressupostos científicos válidos, ele oferece tratamentos de modulação hormonal e promete até cura para doenças crônicas, como o câncer. Em síntese, trata-se de exercício ilegal da medicina e com toques de charlatanismo, que tem como consequência o agravamento de quadros clínicos, comprometendo o bem-estar, a saúde e a vida daqueles que confiam em suas orientações. 

Espera-se que a apuração dessa denúncia, que já está sendo conduzida pelo Ministério Público (MP), culmine na punição dos abusos e das irresponsabilidades cometidas. Porém, infelizmente, o caso de Marcos Botelho não é isolado, existindo outros não médicos que têm ludibriado a população com a promessa de resultados e que devem ser denunciados. 

Assim, a SBD pede aos brasileiros que, diante de situações desse tipo, alertem as autoridades competentes e procurem sempre contar com o suporte de um médico para fazer o diagnóstico e o tratamento de uma doença. No caso de procedimentos estéticos ou cosmiátricos na pele, cabelos e unhas, recomenda-se que sejam executados por dermatologista, com título obtido em Programa de Residência Médica ou associado à sociedade da especialidade. 

Rua Baependi, Nº 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital