Novos Associados:
14h00

Nota oficial da ABM para os médicos acupunturistas

Compartilhe
Tamanho da Fonte

A Associação Bahiana de Medicina comunica oficialmente sua posição a favor do Requerimento do Deputado Hiran Gonçalves - para que o PL1549/03 (que versa sobre o exercício profissional da Acupuntura) seja votado em Plenário. Todos os médicos acupunturistas precisam pressionar os deputados federais em seus estados, pedindo que eles assinem o requerimento para que essa votação aconteça. São necessárias 55 assinaturas.
 
Já houve aprovação do projeto de lei 1549/03, de autoria do deputado Celso Russomanno, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara. Não podemos permitir que esse PL vire lei, pois seria antes de tudo um cenário perigoso e até de risco de vida! 
 
A acupuntura desde 1995, é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Se não praticada por profissionais capacitados e legalmente autorizados – médicos, cirurgiões-dentistas e veterinários (cada um em seu campo de atuação), erros na aplicação podem perfurar órgãos em geral, nervos e sistema nervoso central. Paralisias já ocorreram por lesões da medula vertebral e tronco encefálico, necessitando de cirurgias. Mortes já ocorreram por perfuração de coração e pulmões. Sérias infecções podem resultar de intervenções realizadas por pessoal sem adequado treinamento cirúrgico e sem autorização legal.
 
A regulamentação como prática médica deveria ser suficiente. Nossa preocupação é com o diagnóstico feito por profissionais que não são formados para isso. Para estabelecer um diagnóstico, é preciso conhecimento específico, até mesmo para saber se a patologia pode ser abordada pela medicina chinesa, para a segurança do paciente.

Rua Baependi, Nº 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital