08h30

Mutirão de Mamografia da ABM é um sucesso!

Mamografias gratuitas e palestras marcaram a mobilização para o enfrentamento do Câncer de Mama em Salvador

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Realizado neste domingo (20.10) pela da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – Regional Bahia (SBOC-Bahia) em parceria com a Associação Bahiana de Medicina (ABM), e com o apoio do grupo CAM e Rede Dor, o Mutirão de Mamografia lotou o auditório da associação. Mais de 300 senhas foram distribuídas. 

 

O mutirão teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama incentivar as mulheres com idade acima de 40 anos a realizarem a mamografia. A diarista Maria Andrade dos Santos, contou que não conseguiu marcar o exame no posto de saúde. "A última vez que eu fiz foi em 2016. Esse ano vi na televisão a campanha e decidi vir pra conseguir fazer a mamografia”.

 

É no mês de outubro que as mulheres aproveitam as diversas campanhas para realizar exames e participar de palestras e discussões em prol de sua saúde. A desempregada Maria Raimunda dos Santos Viera só conseguiu realizar a mamografia por causa de uma campanha realizada em 2018. “Ano passado eu consegui fazer a mamografia através de uma campanha que aconteceu no Largo de Roma. Esse ano novamente eu estou aqui para repetir os exames. Só consigo fazer graças a esses mutirões”.

 

Durante o mutirão as participantes assistiram a três palestras com orientações sobre: alimentação, diagnóstico precoce do câncer de mama e tratamento do câncer, ministradas respectivamente pela presidente eleita da SBOC-BA e oncologista, Dra. Renata Cangussu, e pelas oncologistas Dra. Mayana Lopes e Dra. Virginia Freitas. 

 

O presidente da ABM, Dr. Robson Moura, compareceu ao evento e comemorou o sucesso do Mutirão. Incentivou todas as participantes a realizarem o exame da mamografia e buscarem sempre participar de mutirões de saúde, para que eles se mantenham. 

 

Já o Presidente atual da SBOC-BA, Dra. Fernando Nunes, disse se orgulha muito desse projeto do mutirão e que a próxima gestão vai continuá-lo. 

 

Após as palestras foi aberto um espaço para as participantes esclarecerem algumas duvidas e ao final foram distribuídas senhas para realização das mamografias na Clínica CAM e no Hospital São Rafael/ Rede Dor.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Online
Fale com a gente no Whatsapp