14h00

Grande troca de conhecimentos no Cong. Baiano de Judicialização da Saúde

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Médicos e outros profissionais da área de saúde, advogados e estudantes puderam experimentar uma intensa troca de conhecimentos durante o I Congresso Baiano de Judicialização da Saúde, realizado pela Associação Bahiana de Medicina. que foi organizado pela ABM Eventos e apoio cientifico da ABM Apoio Científico.

Os especialistas renomados discutiram temas muito recorrentes no dia a dia dos médicos. O primeiro dia do evento foi aberto pelo Diretor da ABM, Dr. Jedson Nascimento, e teve como destaque o debate sobre “Como produzir um modelo sustentável no SUS”.

Destaque para a apresentação do Secretário de Saúde, Dr. Fabio Vilas-Boas, e para o conselheiro federal pelo CFM, Dr. Júlio Braga, que explicaram qual é a visão do Estado e a visão do Cremeb, respectivamente, no que se refere a  “Como produzir um modelo sustentável no SUS”.

Também estiveram presentes os promotores públicos Dr. Rogério Queiroz e Dra. Itana Viana, que falaram, respectivamente, sobre a visão do ministério público e somo equalizar as dificuldades em cumprimento da lei.

Já no segundo dia, a conselheira federal pelo CFM, Dra. Maíra Pereira Dantas, falou sobre “Judicialização na saúde suplementar: Por que o paciente judicializa?”.  Também discutiu-se as diretivas antecipadas de vontade e suas dificuldades na implementação e a recusa de tratamento e a autonomia dos envolvidos. A assistente social do Hospital Português, Célia Aquino, falou sobre os desafios na desospitalização dos pacientes idosos em condições de vulnerabilidade.

O evento foi encerrado com uma mesa redonda sobre “Comunicação em saúde: da empatia a ética” e reuniu especialistas das áreas do Direito e da Medicina sobre a participação nas redes sociais, whatsapp, etc.

Ao final de cada mesa a plateia pôde interagir com os palestrantes esclarecendo as dúvidas sobre os temas abordados. O evento contou com a coordenação científica da diretora da ABM, Dra. Samira Mascarenhas, e de Dra. Maira Pereira Dantas.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Online
Fale com a gente no Whatsapp