16h40

A ABM fará, nesta semana, uma série de homenagens a mulheres que tiveram destaque na Medicina baiana e nacional.

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Uma delas foi Dra. Francisca Praguer Froes, a primeira professora da Fameb!

Foi a primeira mulher a exercer a docência na FAMEB (SILVA, 1954), tida como uma das pioneiras do ensino médico e superior brasileiro. Em 1895, com vinte e três anos de idade, apresentou à Sociedade de Medicina e Cirurgia da Bahia, um trabalho fundamentado em sua própria experiência: ―Observação de um caso de gravidez extra-uterina abdominal, primeira publicação de uma mulher na Gazeta Médica da Bahia-GMB (PRAGUER, 1895). Também foi a primeira mulher a participar do corpo editorial da Gazeta Médica a partir de 1907. Redatora da GMB, ela publicou vários artigos científicos, abordando temas como o parto, a gravidez assistida e as doenças sexualmente transmitidas.

Foi ainda a primeira mulher, na Bahia, a dirigir um Serviço de Obstetrícia. Por proposta do Professor Climério de Oliveira, Catedrático de Clinica Obstétrica e Ginecológica, em 23 de dezembro de 1893, foi designada para o cargo de Parteira da Maternidade da FMB, na época uma enfermaria do Hospital da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, instalada em 1875, pelo Lente da cadeira de Partos, Prof. Adriano Alves de Lima Gordilho, Barão de Itapoan, até a inauguração da Maternidade Climério de Oliveira, em 1910. Esta sim, a maternidade pública da FAMEB.

Ao longo de trinta anos, não mediu esforços no sentido de romper o preconceito e convencer o país sobre a necessidade da emancipação feminina. Médica e líder feminista, Dra. Francisca Praguer Fróes ganhou fama nacional, sendo uma referência da luta pela emancipação feminina para todo o país. Faleceu em 1931, no Rio de Janeiro, quando participava do Segundo Congresso Internacional Feminista.

Saiba mais sobre ela no AQUI


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Online
Fale com a gente no Whatsapp