09h00

A ABM lamenta profundamente o falecimento, nesta terça-feira (09.02), de Dr. Roberto Santos, aos 94 anos, e expressa condolências aos familiares e amigos.

Compartilhe
Tamanho da Fonte

A ABM lamenta profundamente o falecimento, nesta terça-feira (09.02), de Dr. Roberto Santos, aos 94 anos, e expressa condolências aos familiares e amigos.

Natural de Salvador e filho de dr. Edgar Santos (fundador do Hospital das Clínicas), Dr. Roberto Santos foi reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), governador da Bahia, ministro da Saúde e deputado federal.

No colégio Antônio Vieira, era aluno merecedor das melhores notas, empenhado nos estudos a ponto de criar um laboratório de química no porão de sua casa com a ajuda da mãe. Obteve êxito anos mais tarde no vestibular de Medicina, nos estudos realizados nas universidades de Cornell e Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveu uma carreira acadêmica de intensa produção científica e dedicou-se ao Hospital das Clínicas da UFBA.

Era tido como um mestre que abria horizontes aos seus alunos. Foram gerações de pesquisadores apoiadas e incentivadas por ele!

Roberto Santos era reconhecido como uma sumidade médica do país antes mesmo de completar 40 anos de idade. Teve destaque à frente dos diversos cargos públicos que ocupou.

Uma ampla reestruturação da UFBA foi promovida durante o seu reitorado, com forte ênfase no desenvolvimento científico através da implantação de quatro institutos de ciências básicas.

Era visionário, pesquisador, intelectual e realizador em múltiplos campos.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp