10h00

Centro de Memória ABM foi lançado em sessão emocionante

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Durante uma sessão repleta de momentos emocionantes, a Associação Bahiana de Medicina lançou, na noite de quinta-feira (10/06), às 20h, por meio de transmissão on-line (no canal da ABM no Youtube), o Centro de Memória ABM.

Dentre as ações que compõem o centro, foi inaugurada a Sala dos Presidentes e pré-lançado o e-book "Galeria dos Presidentes". Um dos pontos altos da sessão foi a comovente homenagem feita a Magnólia Valverde, secretária da diretoria, uma das colaboradoras mais antigas da nossa casa e que prestou, durante grande parte da história da ABM, serviços à Presidência e às diversas diretorias.

O Presidente da nossa casa, Dr. Cesar Amorim, abriu os trabalhos, dando as boas- vindas a todos e destacou seu orgulho. "Esse é um marco em nossa trajetória. Me sinto honrado em fazer parte disso e de realizar esse lançamento enquanto dirigente da entidade". Ele mostrou um vídeo do seu antecessor, o ex-presidente Dr. Robson Moura, que, ao autorizar o estudo acadêmico da Galeria dos Presidentes em 2020, deu o primeiro passo para a construção deste projeto.

Dr. Cesar passou a palavra para um dos convidados, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes (Toninho), ex-presidente e dirigente da Academia de Medicina da Bahia, que representou, na sessão, os ex-presidentes da ABM. Dr. Antonio Carlos contou como foi a participação dele desde o início do projeto e, em seguida, leu um texto de sua autoria em homenagem a Magnólia. Ao final, mostrou a placa e o diploma que a homenageada receberá em mãos na ABM. Magnólia, visivelmente emocionada, agradeceu imensamente pela homenagem.

Em seguida, a coordenadora do ABM Apoio Científico, Silvana Pereira, proponente do projeto, explicou a pesquisa realizada sobre cada um dos integrantes da Galeria dos Presidentes. “Estendemos nossa gratidão ao ex-Presidente Dr. Robson Moura que acolheu inicialmente esse trabalho, bem como ao presidente Dr. Cesar, que deu continuidade e acolheu as sugestões com entusiasmo”.

A exposição seguinte foi da diretora científica da ABM, Dra. Claudia Galvão, que leu um lindo texto de sua autoria, sobre o pré-lançamento do e-book.

Ao final da sessão, o espaço foi aberto para colocações dos presentes. Participaram, além de Dr. Antonio Carlos, os ex-presidentes Dr. Altamirando Santana, Dr. Roque Andrade, Dr. Jadelson Andrade e Dr. Robson Moura.

Marcaram presença Dr. Roberto Sá Menezes, Dr. Humberto Castro Lima (Escola Bahiana de Medicina), a presidente da Soc. Baiana de Cirurgia Pediátrica, Dra. Maria do Socorro Mendonça de Campos, e o ex-presidente da ABM Regional Itaberaba (já extinta), Dr. Benelson Guimarães.

Estiveram presentes também funcionários e colaboradores da Associação, além de diretores, como o vice-presidente da ABM, Dr. Nivaldo Filgueiras, e Dr. Dejean Sampaio (que também representou o Cremeb). Os familiares de Magnolia Valverde participaram da sessão.

Sala dos Presidentes - No primeiro andar da nossa sede, em Ondina, está a sala dos Presidentes, espaço destinado a acolher cada um daqueles que presidiram a nossa entidade. Nesse local, eles podem trabalhar, pesquisar, refletir e contribuir com questões a favor do exercício da Medicina na Bahia. A Sala fica ao lado da Galeria dos Presidentes da ABM. Cada um deles contribuiu, com seus méritos e feitos, para a melhoria das condições da profissão em nosso Estado.

Já o e-book, que foi pré-lançado, é uma das ações para que as memórias que envolvem a Galeria se tornem mais conhecidas pelos médicos e pela comunidade em geral.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Confira sessão completa AQUI

Confira galeria AQUI


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp