12h28

Em noite emocionante, ABM homenageia grandes nomes da medicina baiana

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Em noite emocionante, ABM homenageia grandes nomes da medicina baiana

Comemorando seus 81 anos e tecendo as tradicionais homenagens do Mérito Médico, a Associação Bahiana de Medicina realizou, na noite de ontem (26.10), na sede (Ondina), uma cerimônia muito emocionante em que foi celebrado também o Dia do Médico. Neste ano, foram homenageados: a patologista Achiléa Lisboa Bittencourt (mérito acadêmico), a infectologista Nanci Ferreira da Silva (SUS), a cirurgiã pediátrica Maria do Socorro Mendonça de Campos (associativismo), a anestesiologista Maria Lúcia Bomfim Arbex (atuação no interior do Estado) e o ginecologista e obstetra Luiz Eduardo Machado (in memoriam). 

A mesa solene incluiu a Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, os presidentes da Associação Bahiana de Medicina, Academia de Medicina da Bahia e Sindimed-BA, respectivamente, César Amorim Pacheco Neves, César Augusto de Araújo Neto e Rita Virgínia Marques Ribeiro; o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Antônio Alberto Lopes; e o ex-presidente do Cremeb, o conselheiro José Abelardo Garcia de Meneses, que representou o presidente, conselheiro Otávio Marambaia.

"O diploma do mérito médico é destinado aos profissionais que honram a medicina, exercendo a profissão com respeito aos princípios éticos, e servindo de inspiração para os colegas e as novas gerações. Os nomes são escolhidos entre membros indicados pelos diretores da ABM e associados. Já os selecionados são resultado de uma votação entre os diretores da casa", explicou o presidente da Associação Bahiana de Medicina, Dr. César Amorim. 

A homenagem surgiu durante a gestão do ex-presidente da ABM, Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes. A comemoração tinha sido suspensa durante a pandemia e foi retomada no ano passado, em meio às celebrações pelos 80 anos da entidade.

"É um prazer muito grande e uma honra poder prestar essa homenagem aos médicos baianos. Neste ano, temos uma maioria de mulheres sendo agraciadas, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós", pontuou Dr. César Amorim.

Os médicos são homenageados em cinco categorias: mérito médico associativo (pela dedicação às entidades médicas); mérito médico acadêmico (por sua dedicação ao ensino); mérito médico por sua dedicação ao atendimento no interior da Bahia; mérito médico pela atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e a homenagem in memoriam, que é dedicada a um médico de conduta exemplar que já faleceu. 

 

Confira as fotos na galeria:

 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp