ABM homenageia grandes nomes da Medicina em solenidade pelo Dia do Médico
Os Doutores Raymundo Paraná, Jedson dos Santos Nascimento, Dalmar Perciliano, Otávio Marambaia e Enéas Silva de Carvalho Filho (In Memoriam) serão homenageados.
Comemorando seus 83 anos de fundação e o dia do médico, a Associação Bahiana de Medicina vai realizar na noite do dia 30 de outubro de 2025, na Sede Administrativa (Ondina) da entidade, uma cerimônia para tecer as homenagens do mérito médico. Como nas edições anteriores, os médicos serão homenageados em cinco categorias: mérito médico associativo (pela dedicação às entidades médicas); mérito médico acadêmico (por sua dedicação ao ensino); mérito médico por sua dedicação ao atendimento no interior da Bahia; mérito médico pela atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e a homenagem in memoriam, que é dedicada a um médico de conduta exemplar que já faleceu.
Nessa edição do evento receberão as homenagens os Doutores: Raymundo Paraná Ferreira Filho (Dedicação à População Usuária do SUS), Jedson dos Santos Nascimento (Associatividade), Dalmar Perciliano (População do Interior da Bahia), Otávio Marambaia dos Santos (Acadêmico) e Enéas Silva de Carvalho Filho (In Memoriam).
"O diploma do mérito médico é dedicado aos profissionais que honram a medicina e exercem a profissão com respeito aos princípios éticos, servindo de inspiração para os colegas e para as gerações futuras de médicos”, explicou o presidente da Associação Bahiana de Medicina, Dr. Robson Moura.
A homenagem surgiu durante a gestão do ex-presidente da ABM, Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes. A comemoração foi suspensa durante a pandemia e retomada em 2022, em meio às celebrações pelos 80 anos da Associação Bahiana de Medicina.
A realização é da ABM; a secretaria executiva, da ABM Educação Permanente (setor de eventos médicos da Associação Bahiana de Medicina); e o patrocínio, da Unifacs.