RAYMUNDO PARANÁ
RAYMUNDO PARANÁ
19/10/2015
11:46
Dia do Médico é dia de reflexão
Humanizar a medicina é tão importante quanto instrumentaliza-la na formação técnica do profissional

A desumanização da medicina piorará muito com a descarga no mercado de jovens profissionais despreparados, formados em escolas mambembes. As escolas de medicina proliferam no país sem controle de qualidade. Não temos corpo docente nem campos de prática preparados para este exponencial crescimento. É uma politica absolutamente irresponsável ao se comprometer com a quantidade e subjugar a qualidade.

Imagino o custo desta desastrada política pública para o país, não apenas na humanização do atendimento, mas também no orçamento do SUS.  O Médico mal formado, além de desumanizado, é incapaz de contextualizar o raciocínio clínico. 

Tenho visto o crescimento destas absurdas e MENTIROSAS práticas alternativas como um reflexo da má formação técnica/humanística/moral destes profissionais.  Tenho visto médicos tratando exames pela incapacidade de contextualiza-lo na formulação diagnóstica.  Tenho visto exames solicitados a quilo. Atirar no escuro para ver se acerta o alvo.

Tudo isso é muito caro e coloca em risco a viabilidade, a credibilidade e a sustentabilidade do SUS.  Assim, neste aspecto, faço coro a boa parte dos colegas que denuncia esta desastrada e desastrosa política pública.  Mas o que me revolta é que quem promove estas políticas públicas cuida da sua saúde em famosos hospitais privados . Estão certos ao procurarem o que há de melhor para a sua saúde, mas estão errados ao oferecerem o que há de pior para o povo.

Eles não usam o que recomendam para os outros. Assim, apesar pregarem uma medicina mais acessível e menos elitizada, SÃO elitistas.  Não há elitismo pior do que "dar qualquer coisa a quem nada tem"

Este é pensamento de caridade e não de política pública de saúde.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. Associação Bahiana de Medicina. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Associação Bahiana de Medicina
https://www.abmnet.org.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp